Quando decidimos viajar, há uma série de motivações que nos impulsionam a escolher determinado destino. No que diz respeito à temática religiosa, Portugal tem alguns locais de eleição associados a uma tradição, essencialmente, católica. Mas não se fica por aqui.
Um dia contamos-lhe mais sobre esta diversidade, mas, hoje, queremos dar-lhe a conhecer alguns dos segredos mais bem escondidos, em território luso, sobre as aparições de Fátima, e que pode vir visitar connosco, in loco, com a nossa viagem a Fátima e Santiago de Compostela de 14 dias:
1 – Igreja Paroquial de Fátima
Também conhecida como Igreja Paroquial de Fátima e dos Pastorinhos ou Igreja Matriz de Fátima, a Igreja Paroquial de Fátima localiza-se no concelho de Ourém e tem como padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. Esta era a igreja frequentada pelos Três Pastorinhos e onde foram baptizados, estando a pia batismal disponível para visualização.
2 – Museu Municipal de Ourém
Neste museu está exposta a história da vila de Ourém. Um dos episódios mais abordados é o rapto dos Três Pastorinhos para interrogatório. Apesar das evidências e relatos da época não permitirem chegar a um consenso sobre o que se passou com os meninos nesta situação, a verdade é que Nossa Senhora de Fátima não apareceu às crianças no dia 13 de Agosto de 1917, como seria previsto, dada a ausência das mesmas. Elas eram o elemento essencial às suas aparições, pelo que, nesse mês, apenas apareceu a dia 19.
3 – Mosteiro do Imaculado Coração de Maria/ Irmãs Clarissas
Este Mosteiro também é conhecido como Convento das Clarissas e localiza-se na cidade de Lisboa. Aqui foi onde Santa Jacinta, uma das Pastorinhas, passou os seus últimos dias, antes de ser internada no Hospital Dona Estefânia, até falecer, em 1920, apenas com nove anos de idade. Alguns dos pertences da menina foram conservados e podem ser observados neste Mosteiro.
4 – Hospital Dona Estefânia
Como referido anteriormente, Santa Jacinta Marto, uma das Três Pastorinhas a ser visitada por Nossa Senhora de Fátima, esteve internada neste hospital antes da sua morte. Por 18 dias lutou pela vida, mas a doença pulmonar que a assomou, acabou por levar a melhor. O hospital, o quarto e a cama de Santa Jacinta, a número 38, viriam a ser alvo de muitas visitas e verdadeiras peregrinações dos mais crentes ao longo de muitos anos.
5 – Igreja de Nossa Senhora dos Anjos
Esta igreja de Lisboa remete à história das aparições de Fátima, porque foi onde o corpo de Santa Jacinta foi velado entre 21 e 24 de fevereiro de 1920. Durante esses dias, centenas de pessoas peregrinaram até esta igreja e, no dia 24, uma multidão seguiu o corpo da Pastorinha até à Estação do Rossio.
Continue a acompanhar o nosso blog para saber mais sobre Portugal religioso, ou adquira já esta viagem de 14 dias a Fátima e Santiago de Compostela, e venha descobrir todas estas curiosidades por si mesmo. Na Imponentgeo Viagens, garantimos um programa diferenciado, agregador e astuto.